sexta-feira, 29 de abril de 2011

E o João ?


O atendimento agora é integral.O sonho de ampliar o horário aos estudantes finalmente vira realidade . As crianças ficam um turno no regular e o outro com pesquisas sobre ambiente, tecnologia e artes. Um sonho ! Ainda mais em se tratando de Brasil e comunidade carente.

Mas o projeto da administração é para salas ambiente.... Ótimo, exceto por alguns detalhes. Não há o Ambiente para as salas.... A rotatividade de alunos, apelidada por mim de rodízio de crianças eleva para 10 o número de professores deles .
Pessoalmente não me lembro de ter tantos professores assim nem na época da faculdade.E o mais importante : e o João? A tão famosa sala ambiente fica no 1º andar e um dos alunos utiliza-se de muletas para se locomover.
A resposta é que é necessária a mudança, a admistração requer e temos que passar pela experiência, nem que seja para provar que não deu certo....E pensar que vivo dizendo aos meus estudantes que não experimentem nada se sabem que não é bom .
Mas chega o dia da mudança.As crianças perguntam se realmente vai ocorrer e indagam : E o João ? Ele mesmo responde: o médico disse que ele pode descer e subir escadas, só que ele não viu como são as nossa escadas! - ele sabiamente complementa.
Na escola, os alunos ajudam na troca de espaço e fazem , via formiguinha, o processo de deslocamento de nossos objetos e livros..João olha, ficou com o cargo de gerência do deslocamento.É incapaz de levar qualquer coisa na mão, carrega até sua mochila pendurada no pescoço.
Na sala, um dos alunos, Bento, pergunta : prô, eles vão esperar o João cair para nos mandar de volta pra cá ? Todos acompanham a pergunta, mas o olhar fica no rosto da prô, que segura sua verdadeira resposta para simplesmente dizer que espera que o pior não aconteça.Silêncio na sala.
As amigas da limpeza vem perguntar se vamos mudar .Respondo que sim e a indagação vem na mesma velocidade : E o João ? Os alunos viram para ver e ouvir a resposta que se restringe ao movimento da cabeça.
As colegas professoras percebem a movimentação e querem saber o que está acontecendo. Aviso que nossa mudança chegou. Elas questionam : E o João ? Novamente resumo a situação na cabeça.
Terminamos o deslocamneto e vou olhar como ficou. Chego na sala e descubro que nossas mesas são infantis, tenho 27 alunos, dos quais 7 são especiais e um deles, o João, tem 15 anos....E pensar que o projeto é Sala ambiente... Queria tanto que fosse Aluno integral....Os alunos que não tinham visto perguntam se vamos ter que ficar NAQUELAS mesas ....
Terminamos a manhã junto da pedagoga.
As mesas, acho que consegui com que percebessem o tamanho dos alunos, mas confesso que continuo me perguntando ..E o João ?